domingo, 23 de dezembro de 2012

Livro de fotografias da aviação no RN é lançado

Foto: João Alves de Mello


Um dos acervos visuais mais preciosos sobre o período da aviação civil até a Segunda Guerra Mundial em Natal será, enfim, publicado. Guardado há 50 anos pela família do fotógrafo, escritor e jornalista João Alves de Mello (1896-1989), o livro "Asas sobre Natal - Pioneiros da Aviação no RN" foi lançado ontem em Macaíba, no Solar Caxangá, e hoje ganha os salões do Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado, às 20h, na Cidade Alta. A foto dos presidentes Roosevelt e Vargas no jipe, às margens do Potengi em 1943, é o clique mais famoso do fotógrafo. A obra póstuma de Alves de Mello pode, inclusive, responder uma das questões mais polêmicas do último século: afinal, o escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do célebre "O Pequeno Príncipe", esteve ou não em Natal?

O filho do autor, Edmundo Alves, 72, garante que sim. "Está lá no livro, essa e outras tantas imagens inéditas". Ele disse que "o material ficou guardado esse tempo todo por falta de interesse do poder público em publicar". O acervo de João Alves de Mello, que foi correspondente da revista Time-Life durante a Guerra, tem cerca de quatro mil fotos, tiradas a partir dos anos 1920, e inclui até as chapas de vidro que os fotógrafos da época usavam. Edmundo explicou que o pré-lançamento em Macaíba tem justificativa afetiva: o fotógrafo nasceu no município e parte de sua história está contada na museologia do Solar Caxangá. "O importante é manter a memória do meu pai e da minha família". Ele explicou que há tempos foi procurado por pessoas querendo digitalizar o acervo inédito para montar uma exposição. "Agora posso pensar nisso com o lançamento do livro", considerou.

Com quase 600 páginas e 380 imagens da época, muitas delas inéditas, "Asas sobre Natal" desperta curiosidade por seu conteúdo histórico e já surge como mais uma peça do quebra-cabeça da memória natalense. O título, que sai com selo da Editora UNA (Marize Castro) e apoio da Fundação José Augusto dentro da Coleção Cultura Potiguar, também traz encartado o documentário (DVD)  "New Film" sobre a Intentona Comunista dos anos 1930, produzido pelo próprio fotógrafo com imagens e vídeos da época.
Foto: João Alves de Mello

Interessado em aviação, Alves de Mello não só registrou o intenso movimento de hidroaviões nos anos 1920 e 30, e dos caças e bombardeiros dos Aliados na década de 40, como também documentou a vida social e urbana de então pequena Natal da primeira metade do século 20 até o início da transformação da cidade em metrópole em meados dos anos 1980 - seis décadas de cliques.

Entre os detalhes destacados na obra, registros únicos da passagem de nomes da aviação mundial como Paul Vachet com seu Breguet nº 307; Le Brix e Costes, em 1927; Mermoz, que realizou em 1930 a primeira travessia sobre o Atlântico; a aviadora Maryse Bastié, que fez a rota Paris/Dakar/Natal, em 1936, sem rádio; Marcel Bouilloux; Comte. de La Vaux; e Edmond d'Oliveira.
Foto: João Alves de Mello

"Ele tinha o olhar de historiador", disse o filho Edmundo Alves, informando que o acervo do pai também inclui recortes de jornais, crônicas, reportagens, entrevistas, artigos, comentários e notícias sobre a presença significativa de Natal na rota da aviação mundial. João Alves de Mello foi testemunha de episódios que mudaram os rumos da recente história do Ocidente.

Lançamento do livro "Asas sobre Natal - pioneiros da Aviação no Rio Grande do Norte" (UMA/FJA), obra póstuma do fotógrafo e escritor João Alves de Mello. Preço: R$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário