sábado, 20 de abril de 2013

O olhar apurado da foto arte


Alexis Peixoto - Repórter
Rodrigo Sena participa da mostra no Rio de Janeiro com a imagem do pescador “Olheiro”
O trabalho de 18 fotógrafos potiguares  será visto e apreciado pelo Brasil e pelo mundo em uma exposição coletiva dentro da programação do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio), que acontece em junho, na capital carioca. A mostra tem como tema “A Transição – do Tradicional ao Contemporâneo” e foi montada a partir de trabalhos selecionados por meio de edital convocatório lançada pela curadoria do FotoRio no RN. Os fotógrafos Alex Régis e Ana Silva, ambos da equipe da Tribuna do Norte, estão entre os selecionados para participar da exposição.

Para a fotógrafa e coordenadora da convocatória do FotoRio no RN, Sônia Figueiredo, a repercussão positiva que a fotografia potiguar tem conquistado fora dos limites do estado se deve em parte à organização do setor. Sônia, que também é uma das articuladoras do Movimento Alumiar de Fotografia, cita iniciativas como a criação do Fórum da Fotografia do RN (FOTO|RN) e os trabalhos desenvolvidos pela ong ZooN e pela Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), entre outras, como pontas de lança desse momento.

“A organização do setor em torno de ações conjuntas abre muitas portas, atrai visibilidade externa e facilita o acesso à políticas públicas”, avalia Sônia. O Movimento Alumiar, inclusive, é destaque na edição desse mês da revista Fotografe Melhor.

Apesar da boa fase, Sônia Figueiredo acredita que ainda resta muito a ser conquistado. Entre os pontos que serão discutidos pelo  FOTO|RN estão a realização de oficinas de capacitação e o incentivo ao empreendedorismo individual.

 “Acredito que o momento é muito especial para a fotografia potiguar, mas ainda estamos engatinhando. A questão do incentivo ao empreendedorismo, por exemplo, é importante para ajudar os fotógrafos a divulgar e viabilizar economicamente os seus trabalhos”, aponta.

O edital do FotoRio selecionou 14 fotógrafos potiguares para participar da exposição. Além dos selecionados participam como convidados os fotógrafos Henrique José, Jean Lopes e Ricardo Junqueira.

Busca constante

Para o fotojornalista Alex Régis, que participa da mostra coletiva com a imagem “Luz do Sertão” registrada em Vera Cruz, a busca pelo viés artístico é uma constante: “É cada vez maior essa preocupação com a estética da imagem, e em toda matéria procuro dar um tratamento diferenciado ao material produzido”. Ele garante que a fotografia no RN evoluiu e mudou bastante de três anos para cá.

Ana Silva também reforça a necessidade de se apurar o olhar, mas admite que a correria cotidiana acaba limitando uma dedicação maior a projetos mais elaborados. “A foto selecionada (‘Revoar’) foi feita durante as férias. Fotojornalismo é movimento, informação; já a fotografia artística requer tempo, objetivos definidos e estudo”.

Workshop

Fotógrafo e videoartista, o mineiro Eustáquio Neves desembarca em Natal para ministrar palestra e curso. Seu trabalho é embasado em pesquisas e no desenvolvimento de técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias.
“Luz do Sertão”, de Alex Régis, ressalta a preocupação estética entre os profissionais das lentes
Nos últimos cinco anos Neves tem se dedicado as mídias eletrônicas, e seu trabalho vem sendo amplamente divulgado em várias exposições no Brasil e no exterior. A vinda de Neves ao RN está inserida nas ações do Movimento Alumiar de Fotografia.

Programação

Curso e palestra do fotógrafo Eustáquio Neves (MG)

25 de abril

19h - Palestra “Fotografia Experimental”, no Teatro de Cultura Popular/FJA (ingressos R$ 10).

27 e 28 de abril

Workshop “Processos para Desenvolvimento de uma Idéia”, na Pousada Fulô da Pedra (Pedra da Boca/RN).

Nenhum comentário:

Postar um comentário