quarta-feira, 24 de abril de 2013

Foto de aliança achada em Noronha é reproduzida 25 mil vezes na web

Foto postada por Gabriel e reproduzida por usuários (Foto: Gabriel Machado / Acervo pessoal)

O game artist Gabriel Machado postou foto de uma aliança que encontrou no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, na sua conta em uma rede social na internet. A imagem traz uma pergunta: “Achei em Noronha. É sua?” e ainda uma conta de email: aliancanoronha@gmail.com. A foto publicada na última terça-feira (23) foi compartilhada mais de 25,1 mil vezes, até a manhã desta quarta (24).

Gabriel é recifense, mas atualmente mora e trabalha em Berlim, na Alemanha. No começo deste mês de abril, visitou Noronha e, em um dos passeios, encontrou a aliança. “Quando voltei para o Recife, passei na loja da marca para ver se tinha como rastrear o dono. Ela [a aliança] tem a marca, um nome e uma data inscritos. Na loja, me disseram que não era possível rastrear o dono”, explica ao G1.

Então, o jovem resolveu tentar achar o dono por meio das redes sociais. “Eu odeio correntes e tinha dúvidas se compartilhariam [a foto], mas acho que esta é a única forma que eu tenho de tentar achar o dono, e acho que estou bem perto. Se fosse qualquer outra jóia não acho que teria feito isso, mas aliança tem um envolvimento emocional mais forte. Acho que a pessoa ficaria muito feliz em ter de volta”, diz.

Alguns usuários da rede social postaram comentários com insinuações de que se trataria de um viral. "Não, fui eu que achei mesmo. Eu até demorei e só agora que cheguei da Alemanha decidi postar a foto", garante.
Gabriel Machado garante não se tratar de um viral (Foto: Gabriel Machado / Acervo pessoal)
Na legenda da imagem, Gabriel pede que as pessoas compartilhem e o proprietário da aliança se identifique por meio de um email, adicionando informações como marca e inscrição, onde e como a pessoa perdeu o objeto e uma imagem da certidão de casamento. “Estou segurando algumas informações para diferenciar quem é o dono ou não. Algumas pessoas já me mandaram email dizendo que perderam uma aliança idêntica em Noronha, mas as outras informações não bateram”, conta.

Gabriel comenta também que é preciso ficar esperto com possíveis oportunistas. “Aparece uma galera muito sem noção também dizendo: ‘perdi uma aliança assim quatro anos atrás em São Paulo. Será que o mar não levou pra lá?’ Não dá pra saber se a pessoa realmente acredita nisso ou se está jogando verde”, brinca.

Algumas pessoas já questionaram se Gabriel não considerou a possibilidade de alguém ter simplesmente jogado fora a aliança por ter rompido o relacionamento ou "pulado a cerca"? “Considerei o fato de não ter sido perdida e sim jogada intencionalmente, mas a data marcada me leva a acreditar que era um casal em lua de mel”, fala, lançando uma pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário