terça-feira, 6 de novembro de 2012

A história fotográfica de Manolo Rodriguez


O blog da iPhoto entrevistou o fotógrafo Manolo Rodriguez. Com mais de 30 anos de fotografia na bagagem, além de 1.500.000 cliques, Manolo contou um pouco da sua história e sua carreira no mercado fotográfico.

- Primeiramente, como é ser um fotógrafo autodidata? Pelo fato de você ter se esforçado a aprender as técnicas sozinho, quanto isso influenciou a sua criatividade e seu estilo único?

- Eu iniciei numa época onde a informação era muito difícil, não existiam cursos nem livros disponíveis. Para ter uma informação de qualidade ia até a biblioteca publica e lia de tudo, livros de arte, arquitetura, anatomia e revistas de moda. Isso me abriu os olhos para o belo e realmente me despertou um censo estético que aliado com técnica me ajudam muito. Hoje com a grande quantidade de informação a disposição, vejo jovens telentos com uma qualidade que demorei muitos anos em adquirir, creio que eu teria sido um fotógrafo muito melhor com a internet no meu inicio.

- Como a fotografia entrou na sua vida? Conte-nos um pouco da sua introdução, evolução e trajetória no mundo fotográfico.

A fotografia sempre fez parte das minhas brincadeiras desde criança. Nunca fui bom em esportes, sempre gostei do mistério do cinema e da projeção de imagens. Desmontava lanternas, caixas de papelão, óculos e negativos para fazer meu ampliador, isso aos 8 anos de idade. Todos os olhos da minha adolescência foram para a fotografia, direta ou indiretamente. Há 35 anos atrás para você ver uma fotografia demorava mais de uma semana. Quando fui trabalhar na Colorama (maior laboratório da América Latina) participei da grande mudança para o 24 horas, uma revolução. Nesta fase encontrei grandes fotógrafos que me passaram muitas dicas e com quem tive oportunidade de trabalhar, entre eles o Paulo Cougo, na minha opinião o melhor fotógrafo de eventos do Brasil nos anos 80 e 90.

- Todo trabalho artístico como a fotografia possui inspirações e influências. Em que fotógrafos você se inspirou no início da sua carreira e em quais deles você se espelha até hoje?

Tive vários inspiradores, os primeiros foram: a fotógrafa francesa Dolores Santos (Dessirre) ela usava um nome português desde que veio da frança. Era fotógrafa de crianças com um olhar muito sensível e sabia o que queria. Outra grande fotógrafa que me ajudou com seu estilo foi a Lair Leone Bernardoni, uma diva da fotografia aqui de Balneário Camboriú, com fotos expostas nas melhores galerias do mundo. Dela recebi a sensibilidade e compreendi como fotografar a mulher, suas sutilezas e encantos. Logicamente o Paulo Cougo com sua técnica e profissionalismo, cada noiva que fotografava virava obra de arte de uma maneira clássica e esteticamente perfeita.

- Você já trabalhou em quase todas as áreas da fotografia: fotos de casamento, books, eventos, entre outros. Qual área você se identifica mais, sente mais prazer ao fotografar e por quê?

Eu digo sempre que eu gosto de fotografar gente, nas suas mais variadas facetas, mas admito que o fotojornalismo clássico não me agrada, pois gosto de coisas belas e o sofrimento humano me incomoda. A fotografia de estúdio, tanto book quanto moda me realizam, pois tenho total controle inclusive sobre o modelo. Gosto muito da fotografia de eventos principalmente de casamento, saber que estou fazendo parte da história das pessoas é ótimo. Quando encontro casais que fotografei a 10, 20 ou 30 anos , me abraçam como um amigo querido que não vêem há muito tempo. Isso não tem preço!

- Trabalhando em várias vertentes, qual a diferença na prática entre uma produção em estúdio e ao ar livre? Quais são as dificuldades, as facilidades, a equipe, a direção dos modelos? O que muda entre uma produção e outra?

Isso é interessante, começo dizendo que o personagem “fotógrafo” não pode ser tímido, a pessoa sim! A experiência conta muito! A fotografia em si é um desafio diário, todos os trabalhos tem suas dificuldades. No estúdio, como já falei anteriormente, controlo tudo, desde maquiagem até iluminação, quando fotografo sou meio ditador. Todo trabalho deve ser executado da melhor maneira possível, o cliente espera isso, e uma equipe afinada ajuda muito! Tenho a sorte de ter um grupo de assistentes de primeira, todos jovens fotógrafos. Fazemos uma troca, eu me atualizo e renovo constantemente e creio que eles aprendem um pouco também.

Quando falamos em direção de modelos, gosto de incentivar os novos a verem livros de anatomia e a revistas de moda, assim entenderão o que fazer com seu modelo.

- Em suas produções, quais equipamentos você costuma usar (câmera, lente, flashes e acessórios)? O que motivou você a escolher esses equipamentos?

Sou bastante prático, não gosto de complicações. Faço meu trabalho com o que tiver a mão. Gosto muito da Canon, mas já fui Nikomaníaco. Porém, por problemas de manutenção do equipamento mudei e estou muito satisfeito. Hoje estou usando a 5D mark III mas minha maquina preferida é uma 40D, acho que tem as melhores cores de pele até hoje. Quem faz a fotografia é o fotógrafo não a máquina. Minha praticidade também se reflete nas lentes, sou adepto das objetivas variáveis (zoom) mas sempre claras, uso também algumas fixas mas com moderação, esse negocio de perder cenas importantes por que estava trocando de lente não serve para mim. Como sou da geração dos ISOs baixos, gosto muito dos geradores Atek para o estúdio, sua reciclagem é fantástica e a constância da luz me agrada. Outra coisa que me agrada muito são os rádios flashs para off câmera, coisa que domino bem e uso sempre.

- Vivendo no mundo da fotografia há tantos anos, você já vivenciou várias evoluções em questão de tecnologia e tendências. Qual foi impacto que você sentiu na mudança da fotografia analógica para a digital?

Fui um dos primeiros fotógrafos do Brasil a incorporar e acreditar no digital. Fui chamado de louco, aventureiro e outras coisas, pois o digital não tinha credibilidade nem qualidade em seu início. A fotografia digital acabou por fazer o fotógrafo trabalhar mais, pois tivemos que aprender computação, edição de imagens, controles de cor e os clientes querem cada vez mais cliques em seus eventos. Tem fotógrafo fazendo 7000 cliques num casamento, o que é um absurdo. E pior, tem iniciantes que usam a quantidade para compensar a qualidade. Fazíamos uma média de 120 fotos por casamento nas décadas passadas e o cliente pegava umas 100 fotos. Hoje fotografamos e tratamos umas 2000 fotos e o cliente continua pegando uma média de 100 imagens. Nós profissionais estamos acabando com o mercado. Temos que repensar isso!

- Sendo um sucesso em tantas áreas da fotografia, você gostaria de adicionar outras áreas ao seu currículo? Quais novas áreas você se interessa e por quê?

Gosto muito de repassar o pouco que aprendi. Cursos e palestras são coisas que me realizam. Já tendo formado da maneira certa muitos fotógrafos, posso dizer que talvez um dia alguém escreva sobre mim como uma de suas influências.

- Com mais de 5 mil casamentos e mais de 10 mil trabalhos realizados, além de também ministrar cursos e workshops de fotografia. Com uma carreira tão bem sucedida, quais são as suas dicas e sugestões para quem está começando na fotografia?

Sejam éticos, esse é o melhor conselho. Durmam tranquilos, em paz! Hoje vivemos um excesso de apertadores de botão. Quer se destacar? Estude, compartilhe suas idéias, use referências, copie, mas não clone trabalhos de outros profissionais. Procure pensar como um profissional, faça orçamentos honestos e pense primeiro no cliente. O fotógrafo iniciante tem muita informação a sua disposição, procure filtrar e procurar os verdadeiros “mestres” para seguir. Eles sim tem bagagem e profissionalismo para passar.





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