terça-feira, 29 de maio de 2012

Falando de Arte com Larissa Dare



Muitos fotógrafos usam a internet para fazer network com outros profissionais da área. O Fotografe uma Idéia encontrou alguém para bater papo sobre fotografia sem se arrepender. Larissa Dare tem 20 anos e estuda Fotografia na Escola Panamericana de Artes e Design de São Paulo. Além de ter feito dois cursos na ABRA (Academia Brasileira de Arte) e alguns workshops. Ela tem um estilo fotográfico conceitual e com um toque profundo de dramaticidade. A maioria de seus retratos se revelam em preto e branco, a ideia é dar um toque especial para cada um. 

No assunto equipamento ela usa uma Canon 18-135mm, uma 50mm f/1.8 da mesma marca , uma 70-300 sigma e Speedlite Flash 430 ex II. Todos os seus trabalhos são feitos com cuidado, planejamento e determinação. Larissa ainda dá dicas de como se dar bem com os estudos fotográficos. Ela diz que faz o que bem entende nas fotos sem precisar de regrinhas básicas teóricas e solta a imaginação.  

1 - Como você define o seu estilo fotográfico?
Larissa Dare: Melodramático no mínimo. Tento fotografar o que outras pessoas tentariam esconder dentro de si.

2 - Conte-nos a sua história com a fotografia.
Larissa Dare: Quando eu tinha 10 anos a minha irmã ganhou uma Polaroid do padrinho dela, ela deixou encostada e eu acabei me interessando e saindo por ai fotografando tudo que via... Com mais ou menos 16 anos de idade eu resolvi estudar de verdade e me matriculei no meu primeiro curso de fotografia na ABRA, (Associação Brasileira de Arte).

3 - Qual foi o trabalho que você mais gostou de fazer? E o que menos gostou?
Larissa Dare: Os trabalhos que mais gosto de fazer são os autorais, fico mais livre pra fazer o que bem entendo sem regrinha básica teórica, sem muitos padrões de exposição correta, regra dos terços e etc. Se as pessoas pensassem menos em tantas regras e se jogassem mais na arte e no sentido da foto, o mundo seria no mínimo mais emocionante. Gosto de fazer todo tipo de trabalho, os que menos posso colocar um toque meu são os eventos que muitas vezes tem um padrão e o mais importante é que o cliente fique contente, então você de fato, deve seguir esse padrão.  



4 - Você é especializada ou é autodidata? Acha que é válido investir em cursos caros?
Larissa Dare: Eu fiz dois cursos na ABRA, faço curso de longa duração na PANAMERICANA DE ARTES, e já fiz alguns workshops. Estudo em casa também, e sempre estou com algum livro de fotografia na bolsa. Quando você estuda o que gosta não vira fardo, não importa como você estuda contanto que você se esforce e se INTERESSE, e muito. Fotografia é imensa, todo dia aprendo alguma coisa e ainda tenho pelo menos mais 70 anos pra aprender muito mais. Não se limite ao que o professor passa em sala. Não tem coisa mais gostosa no mundo que descobrir como se faz aquela foto que um dia você achou impossível de se fazer. 

5 - Como é o seu processo de criação?
Larissa Dare: Antes de fazer qualquer trabalho eu sento, anoto o que tenho em mente, anoto o que vou precisar, (produção, modelo, landscape), pesquiso referências, formas mais fáceis de colocar em prática o que deve ser feito. Mas claro que o que é menos viável, é sempre o que você vai querer fazer por isso desencanei um pouco de me organizar em cada passo e resolvi fazer o que desse, e que mesmo assim ficasse bacana... Não dá pra querer ter uma produção de David Lachapelle, não é mesmo?

6 - Que editores de imagem você utiliza?
Larissa Dare: Photoshop CS5, Adobe Lightroom e Bridge.

7 - O que você considera mais clichê na fotografia?
Larissa Dare: O problema não é nem o clichê, o problema é a pessoa não estar aberta pra fazer outras coisas além do que faz sua tia suspirar ''aaaaaaaai, que gracinha de foto!"

8 - O que você acha dos projetos no Flickr (365 days project, 52 weeks) e da febre deles? Acha que é algo aproveitável entrar neles?
Larissa Dare: Acho bacana, nunca fiz nada parecido, mas penso em fazer quando tiver um filho ou algo do tipo. Deve rolar uma disciplina. E posso ser sincera? Tenho um pouco de preguiça desse tipo de coisa. 

9 - Você acha que os trabalhos dos "fotógrafos" amadores são proveitosos?
Larissa Dare: Quem nunca fotografou flor e colocou no Flickr não é mesmo?! Essas coisas acontecem, eu faço meu trabalho, você o seu. Tem público pra tudo.

10 - Quais equipamentos você utiliza?
Larissa Dare: Uma câmera, um olho, um dedo e um cérebro.

11 - O que mais gosta de fotografar?
Larissa Dare: Gente bonita, feia, suada, rica, pobre, gente como a gente, muito diferente, gente de todos os tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário