terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mostra apresenta talentos da fotografia potiguar


A partir desta terça-feira (27), os amantes da fotografia poderão conferir a quinta edição da mostra Grande Angular, na Pinacoteca do Estado. O lançamento ocorre às 20h, com palestra do fotógrafo alemão Henry Vincent Knauer. A iniciativa conta ainda com duas oficinas gratuitas, nos dias 01 e 08, no mesmo local.
Aberta ao público até 19 de outubro, a mostra apresenta trabalhos de alunos formados pelo curso de fotografia digital do Senac. São mais de 100 fotos, subdivididas em 12 ensaios. Onze retratam o olhar dos concluintes do curso Fotógrafo Profissional e possuem temas diversos, enquanto os alunos do nível básico produziram trabalhos voltados ao tema “natureza”.
A artista Sônia Figueiredo assina a exposição “Em Preto e Branco”, na categoria profissional. Ela atua na área há quatro anos e, pela primeira vez, exibirá seu trabalho que experimenta com o efeito negativo, enfatizando o lado artístico da fotografia. São utilizados recursos da câmera na captação da luz aliados ao uso de editores de imagem. “Mas a técnica não cabe a qualquer foto. É preciso que haja o contraste adequado dos tons neutros em relação aos pretos e brancos da imagem para um bom resultado”, explica.
Segundo ela, a inspiração veio de retratos do acervo de família. “Gostava muito de observar as fotos que minha avó guardava como relíquias, algumas delas retocadas à mão. Estudava a incidência de luz nos elementos da composição, a projeção de suas sombras, o posicionamento das pessoas no quadrado da foto, as histórias e emoções que estavam por trás de seus semblantes”, diz.
Para Carla Régia, que é uma profissional da área de informática apaixonada por fotografia, o trabalho com as imagens é uma ótima forma de eternizar a lembrança dos bichos de estimação. Ela abriu recentemente a empresa Carlota Juaquina Produções Visuais e buscou o curso por querer se especializar na produção de petbooks. “Sempre gostei de fotografar meus animais e acabei percebendo que esse é um mercado promissor, em virtude da falta de profissionais capacitados para lidar com as especificidades da atividade”, afirma.   
Os visitantes da Grande Angular também encontrarão inusitadas fotografias panorâmicas de Natal, por Marcelo Baracho; imagens sobre diferentes situações de luz e cor, retratadas pelas lentes de Gui Clementino; e uma releitura do autorretrato, com Luísa Fernandes. O ensaio de Juliana Araújo com o artista Júnior Minhoca, conhecido pelo personagem Divina Shakira, e a vida em uma comunidade de pescadores de Pirambúzios, preparado por Cristiano Gurgel também compõe a mostra. Em “Concretos Abstratos”, Vanessa Simões mostra fotos noturnas de Natal. Finalizando, o coletivo formado pelas fotógrafas Janaína Marinho, Gilva Rodrigues e Patrícia Henriques elaborou uma delicada pesquisa sobre o cotidiano de famílias e suas histórias.
Fotógrafo viajante - Henry Vincent Knauer tem nacionalidade alemã, mas é um cidadão do mundo.  Ele se divide entre a paixão por fotografia, música e viagens. Já passou por países como México, Guatemala, Índia, Indonésia, Turquia, Canadá, Egito, Marrocos e Espanha e decidiu se radicar em Nízia Floresta, no litoral potiguar. Atualmente, projeta um centro cultural no município, onde pretende se instalar definitivamente. O espaço será voltado para a realização de eventos, shows e cursos, com galeria de arte e restaurante. Na aberta da Grande Angular, ele falará sobre suas experiências como fotógrafo viajante.
Oficinas de Fotografia Digital
Os interessados em participar das oficinas devem fazer inscrição no Senac Alecrim. Serão disponibilizadas 40 vagas no total e o único requisito exigido é possuir máquina fotográfica digital. A capacitação é voltada para amadores que têm interesse em aprender técnicas básicas de fotografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário