domingo, 29 de dezembro de 2013

Instituto Vladimir Herzog expõe em SP e RJ

No próximo dia 4 chegará ao fim a exposição "Resistir é preciso..." do Instituto Vladimir Herzog, em São Paulo. Parte de um projeto com a proposta de manter viva na memória brasileira a luta da imprensa contra o regime militar, a exposição pretende contar a história da resistência que se instalou no Brasil em 1964. No Rio de Janeiro, a mostra vai de 12 de fevereiro a 7 de abril de 2014. Detalhes sobre o projeto, no site www.resistiepreciso.org.br. Informações sobre endereços, no site do Instituto www.vladimirherzog.org.

Promessa de gente grande

Foto: Diego Nigro/Jornal do Commercio

Seção Ponto de Vista/Revista Imprensa. Ed.296

A pauta do dia era sobre carroceiros que usam tração animal no transporte e que em breve será proibida em Recife (PE). Já na comunidade do Arruda, uma das mais carentes da capital pernambucana, o fotógrafo e jornalista Diego Nigro, do Jornal do Commercio, acompanhou entrevistas da repórter até começar a produzir as fotos. "Eu estava tentando mostrar a precariedade deles. No desfoque, vi que o fundo estava se mexendo muito. Era um córrego cheio de lixo e vi uma criança nadando. A primeira impressão é que ele foi buscar uma bola, uma pipa. Deixei a repórter com o entrevistado e fui ver o que estava acontecendo", conta Nigro.

Já mais próximo à cena, o fotógrafo viu três meninos, o mais velho com 11 anos e o mais novo com 9. "Eles entravam no rio para recolher latinhas e ganhar R$ 2 por dia", diz. No mesmo dia, deu todo o dinheiro que tinha ao mais novo, Paulo, e fez uma proposta. "Promete não entrar mais [no córrego] que eu prometo te ajudar", revela. A foto foi divulgada na capa do Jornal do Commercio apenas dez dias depois. "A gente não queria dar apenas uma foto forte, mas também um texto bacana, uma matéria especial", conta o fotógrafo, que segue cumprindo a promessa que fez ao menino.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Fotografia para crianças



Por Sarah Falcão/Blog Lifestyle

Aprender sobre fotografia se divertindo. Essa é a proposta do curso de fotografia para crianças do espaço 3eMeio, que será ministrada nos dias 14, 16, 21 e 23 de janeiro por Micaella Pereira, no Recife. No curso as crianças aprendem uma maneira diferenciada de perceber o mundo, através da lente de uma câmera fotográfica – além de aprenderem a fabricar suas próprias máquinas fotográficas (pinholes)! As aulas são destinadas a crianças de 8 a 12 anos e o investimento do curso é de R$210. Mais informações no site http://www.3emeio.com.br/.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

8ª Expedição Noturna da Aphoto será realizada Hoje



Blog Grande Ponto - Alex Gurgel/Portal No Ar

Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) reúne sócios, amigos, familiares, fotógrafos amadores e profissionais para percorrer a iluminação natalina numa expedição noturna em busca da luz.

Esse ano, o encontro será às 17h30 no estacionamento do supermercado Carrefour, ao lado da BR 101 e com um ponto de vista privilegiado. Depois, a turma caminha pela passarela para fazer fotos em longa exposição. É aconselhável que os participantes levem tripé.

Serviço

8ª Expedição Noturna da Aphoto
Dia | 17 de dezembro de 2013
Hora | 17h30
Local do encontro | Estacionamento do Carrefour
Informes | 3211-5436 / alexgurgel@supercabo.com.br
Realização | Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto)
Não haverá cobranças de taxas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Michelle Bachelet e o pai Alberto



Blog Images & Visions

Esta é Michelle Bachelet, que se elegeu hoje pela segunda vez presidente do Chile, durante sua juventude junto ao seu pai Alberto.

Após o golpe militar de 11 de setembro de 1973, o pai de Michelle, o general da Força Aérea Alberto Bachelet foi preso e veio a falecer em março de 1974, de infarto, aos 50 anos de idade, em consequência da tortura que sofreu na prisão. Nesse mesmo período, Michelle com 24 anos de idade, e a mãe, ficaram presas na Villa Grimaldi, um centro clandestino da DINA (polícia secreta chilena) em Santiago, onde Michelle foi torturada.

Exposição fotográfica internacional acontece próximo ao Morro do Careca, na praia de Ponta negra, em Natal

Portal No Ar

O universo da fotografia é algo que vai além das expectativas. Para conferir um pouco desse mundo fascinante o Projeto Art Photo Club Internacional – APC 15 realizará pela primeira vez na capital do Estado a exposição fotográfica “Beach-digi-art”.

A Praia de Ponta Negra, próximo ao Morro do Careca, recebeu na sexta-feira passada, das 10h às 16h, a abertura de uma exposição com trabalhos livres em seu fazeres artísticos de 14 fotógrafos premiados em concursos internacionais.

De acordo com o idealizador do evento, Alain Gegauf, o evento é “uma importante vitrine para divulgação da Praia de Ponta Negra como um espaço de promoção da cultura”, enfatiza. Quem for visitar a exposição poderá concorrer no dia 18/12 ao catálogo 2014 do projeto.

As imagens que fazem parte da exposição são de diversos movimentos que pontuaram a cronologia das artes visuais, é o mote da exposição internacional “Beach-digi-art”. A exposição fica aberta ao público, gratuitamente, de 12 de dezembro a 19 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. A ação tem o propósito de realizar eventos voltados à cultura.

SOBRE O APC 15 Internacional

O Art Photo Club 15 Internacional – APC 15, ou Arte Foto Clube, é um projeto no qual apenas 15 (quinze) fotógrafos fazem a divulgação de trabalhos fotográficos livres em seu fazer artísticos. Os 15 (quinze) fotógrafos, que são de diversas cidades do mundo, são considerados as revelações internacionais na área da requintada arte da fotografia digital.

O projeto, que promove a requintada arte da fotografia digital, busca elevar a “digi-photo-art” ao patamar das artes, que conhecemos a milhares de anos. O APC15 vem trabalhando para o futuro da fotografia digital, que deu seus primeiros passos há quinze anos, e vem nesse período crescendo e se concretizando ano após ano, por ser considerada uma forma de arte sem limites. “A APC15 está no futuro da fotografia, graças aos seus excelentes fotógrafos de todos os campos”, explica a equipe que faz parte do projeto.

Por dentro da Arena das Dunas














































*Fotos: Leandro Cunha