Será uma oportunidade das pessoas fotografadas se verem e reconhecerem sua cultura nas imagens, que retratam o dia-a-dia dos tradicionais vaqueiros do Seridó. Em sua estreia, no mês de agosto em Natal, a exposição recebeu um grande número de visitantes e comentários positivos.
Os fotógrafos Alex Fernandes e Pablo Pinheiro mergulharam durante cerca de um ano, entre idas e vindas, pesquisas, vivências, ensaios; convivendo e captando o dia-a-dia dos vaqueiros.
A região do Seridó foi escolhida em função de sua natureza com uma flora e fauna típicas, com singularidades construídas nesse cenário onde o vaqueiro torna-se majestoso sem nenhuma imposição, simplesmente porque o é. Agregado a estes valores encontra-se a forte presença icônica de toda a tradição vaqueira, que vai desde a vestimenta, os instrumentos, o modo de olhar, de se mover, a cantiga (aboio), o cavalo, o gado, as heranças culturais e de trabalho, como a apartação, os derrubadores, arrebanho e outros.
Para os dois fotógrafos, a importância do ensaio está não só no registro fotográfico, mas na paixão pelo assunto, que apesar de envolver um tesouro nacional, de riqueza inestimável, não parece ter o crédito e o espaço que por certo mereceria na mídia ou mesmo na vida acadêmica.
Serviço:
Exposição Fotográfica "Fragmentos de uma tradição"
De 1º a 10 de outubro
Local: Museu Histórico de Acari (Rua Antônio Basílio, 11, Centro)
Visitação: 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 (segunda a sexta); 8h às 11h (sábado)
Informações: (84)3433-3988
Nenhum comentário:
Postar um comentário