Foto:Tiago Santana |
Em 2011, a editora francesa Actes Sud publicou o livro Sertão do fotógrafo cearense Tiago Santana (1966). O livro faz parte da Photo Poche, a mais importante coleção de livros de fotografia do mundo. Tiago é o segundo brasileiro a figurar na coleção (o primeiro foi Sebastião Salgado em 1999).
Foto:Tiago Santana |
Concebida em 1982 pelo editor Robert Delpire (1928), a Photo Poche está presente na estante de fotógrafos de todo o mundo. Mas, pelo preço acessível e didatismo, serve também como iniciação ao mundo da fotografia. Em 2011, a editora Cosac Naify, em parceria com a Actes Sud, lançou os cinco primeiros livros em português com os seguintes fotógrafos: Man Ray, Helmut Newton, Henri Cartier-Bresson, Sebastião Salgado e Elliott Erwitt.
Foto:Tiago Santana |
O livro Sertão é só mais um degrau na carreira de Tiago Santana, que há mais de vinte anos vem documentando a paisagem e vida no sertão nordestino. Autor dos livros Benditos (Tempo d’Imagem, 2000), Brasil Sem Fronteiras (Tempo d’Imagem, 2003), O Chão de Graciliano (Tempo d’Imagem, 2006) e O Sertão dentro de mim (Tempo d’Imagem, 2010), Tiago é uma referência da fotografia documental brasileira.
Foto:Tiago Santana |
Foto:Tiago Santana |
Nenhum comentário:
Postar um comentário