Foto:Leandro Cunha |
sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
Fotógrafos poderão importar câmeras profissionais livres de impostos
A Câmara analisa o Projeto de Lei 2114/11, do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que isenta a cobrança de impostos e contribuições na importação de equipamentos e materiais para uso exclusivo de fotógrafos e cinegrafistas.
A isenção vale para Imposto de Importação (II); Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI); Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público incidente na Importação de Produtos Estrangeiros ou Serviços (PIS/PASEP- importação); e Contribuição para os Programas de Integração Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Serviços do Exterior (Cofins - importação). Pela proposta, a isenção só será concedida aos artigos sem similares nacionais.
“Cada profissional utiliza pelo menos dois equipamentos idênticos na cobertura de determinado evento, o que torna ainda mais dispendiosa a atividade dos profissionais fotográficos e cinematográficos”, afirma Maia. Na opinião dele, as profissões de fotógrafo e cinegrafista são tratadas de forma marginal no Brasil.
O deputado argumenta ainda que uma norma da Receita Federal já garante a isenção desses impostos para viajantes que trouxerem para o Brasil equipamentos e materiais fotográficos e cinematográficos não profissionais.
Comprovação
Para conseguir o benefício de importação, os fotógrafos e cinegrafistas terão de comprovar o exercício da profissão em sua carteira de trabalho ou certidão, no caso de servidores públicos. Além disso, eles deverão apresentar certidões de débitos da dívida ativa, de tributos federais e aduaneiros emitidas pela Receita Federal, garantindo que os materiais são exclusivos para exercício da profissão.
A isenção deverá durar, conforme o projeto, por cinco anos a partir da implementação da nova lei. O texto remete ao Executivo a obrigação de estimar a renúncia fiscal gerada pelo benefício, de acordo com o estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei Complementar 101/00).
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Filho de político Ficha Suja faz caretas para fotógrafos em posse do pai no Senado
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
sábado, 24 de dezembro de 2011
Feliz Natal
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
Vencedores do Concurso Fotográfico da National Geographic 2011
(Foto:Shikhei Goh) |
Mais de 20 mil fotos originadas de 130 países participaram do Concurso Fotográfico da National Geographic 2011 (National Geographic Photo Contest). Os vencedores foram anunciados nesta semana, com o grande prêmio concedido ao fotógrafo indonésio Shikhei Goh pela captura de uma libélula enfrentando a chuva na Indonésia. Goh foi premiado com 10.000 dólares e uma viagem para o Seminário de Fotografia da National Geographic que acontece no próximo ano. Abaixo você confere as fotos vencedoras das três categorias, no site oficial da National Geographic está a lista completa com todas as menções honrosas.
O período em que o MoMA presumiu que Henri Cartier-Bresson estava morto
México em 1934.(Foto:Henri Cartier-Bresson) |
No período em que os alemães ocuparam Paris, o Museu de Arte Moderna de Nova York presumiu que Henri Cartier-Bresson estava morto, decidindo fazer uma retrospectiva póstuma à sua obra. Para grande surpresa de todos, Cartier-Bresson conseguiu fugir em 1943 do campo de prisioneiros alemão, onde esteve durante três anos.
Ao ser informado que o MoMA lhe preparava uma homenagem, Bresson decidiu participar ativamente da exposição. Quando chegou a Nova York comprou um álbum de fotografias tipo “Scrapbook”, selecionou e organizou colando 346 fotografias de forma cronológica, que foram a base da escolha do MOMA para a exposição exibida em 1947. A fotografia acima feita com prostitutas no México foi uma das escolhidas por ele para compor a mostra retrospectiva.
O fotógrafo que não gostava de ser retratado
Foto: Berenice Abbott |
O fotógrafo francês Eugène Atget não gostava de ser retratado, mas Berenice Abbott conseguiu essa proeza pouco antes de sua morte em 1927. Na imagem Atget aparece curvado olhando para a linha do horizonte. Os dois se conheceram em Paris quando foram apresentados por Man Ray e se tornaram grandes amigos. Após a morte do fotógrafo, Berenice ajudou a publicar muitos livros que celebravam o trabalho de Atget, incluindo a obra “The World of Atget”, publicada em 1964.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Fotógrafo alemão vence o prêmio da Unicef
Foto:Kai Loeffelbein |
O jovem fotógrafo alemão Kai Loeffelbein foi o primeiro colocado no prêmio da “Foto do Ano” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (United Nations Childrens Fund-Unicef). O trabalho vencedor foi este instantâneo que mostra a aventura de uma criança, exposta a gases tóxicos e resíduos eletrônicos, erguendo um monitor de televisão sobre a cabeça no meio de uma lixeira em Agbogbloshie, nos arredores de Accra em Gana.
Mas fica a dúvida para a credibilidade do resultado, visto que o fotografado está com camisa e bermuda do Barcelona, clube que é patrocinado pela Unicef,embora a marca não esteja na versão da camisa vestida. Será que órgão permanente de ajuda humanitária das nações unidas quer ter a marca mais vista ainda? Temos aí um tipo de gestão capitalista?
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
segunda-feira, 19 de dezembro de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)