domingo, 15 de maio de 2016

Confraria de mulheres promove exposição fotográfica sobre pescadoras

A Confraria do Olhar, formada por mulheres fotógrafas, iniciou desde a última sexta-feira, 13, na Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), uma exposição fotográfica sobre as mulheres pescadoras da praia de Pititinga, localizada no município de Rio do Fogo, litoral norte do Rio Grande do Norte.

A exposição recebe a denominação Marisqueiras da Praia de Pititinga e pretende expor os saberes e o trabalho dessas mulheres que executam a retirada do sustento de suas famílias por meio da pesca braçal, com a utilização de redes e outras ferramentas artesanais, diferente do que é mais comum em outras regiões do país, onde a atuação acontece nos mangues.

O beneficiamento do pescado também é feito por elas, seja para a comercialização ou o consumo próprio. Para isso, as marisqueiras da praia de Pititinga receberam treinamento de capacitação por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), numa parceria entre a UFRN e o Ministério da Pesca.

A exposição fotográfica da Confraria do Olhar sobre as marisqueiras permanecerá acessível até o dia 10 de junho na BCZM, localizada no Campus Central da UFRN, em Natal.

Fonte: Agecom/UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário