Imagem de John Stanmeyer vencedora do World Press Photo 2014 (Foto: John Stanmeyer/VII for National Geographic/AP) |
Por G1
Uma imagem de imigrantes africanos com telefones celulares estendidos para o céu na esperança de captar um sinal de rede em uma praia de Djibuti ganhou o primeiro lugar da edição de 2014 do mais importante prêmio de fotojornalismo do mundo, o World Press Photo.
O registro do americano John Stanmeyer, iluminado unicamente pela luz da lua e pelas telas dos aparelhos móveis, foi feito em fevereiro de 2013, em um local considerado de trânsito para imigrantes "em busca de uma vida melhor", vindos de países como Somália, Etiópia e Eritreia, rumo à Europa e ao Oriente Médio.
A imagem também ganhou o 1° lugar na categoria "Questões Contemporâneas" do prêmio. O júri elegeu 53 fotógrafos de 25 nacionalidades em 9 categorias. Os profissionais foram conhecidos em uma coletiva de imprensa na sede da World Press Photo em Amsterdã, na Holanda, nesta sexta-feira (14).
Alguns comentários dos jurados justificam a escolha do melhor registro de 2013.
"É uma foto que está ligada a tantas outras histórias que abre discussões sobre tecnologia, globalização, migração, pobreza, desespero, alienação e humanidade. É uma imagem muito sofisticada, tão poética e ainda cheia de significados, transmitindo questões de grande gravidade e preocupações no mundo de hoje", afirma o jurado Jillian Edelstein.
Outro integrante do júri, o americano David Guttenfelder também escreveu sobre a escolha do clique vencedor.
"A foto é como uma mensagem em uma garrafa, é uma daquelas que vão durar para todos nós. As pessoas vão trazer suas próprias experiências de vida ao observar a imagem."
Nenhum comentário:
Postar um comentário