Primeiro livro do fotógrafo reúne registros de São Paulo desde 1947 (Foto: German Lorca) |
Portal CMAIS+
German Lorca deu os seus primeiros cliques como fotógrafo amador em 1947, aos 27 anos. O momento registrado, coincidentemente, seria um bonde sendo queimado em protesto contra o aumento das tarifas.
Depois dessa, muitas outras fizeram de Lorca parte de uma geração que foi pioneira na fotografia moderna no Brasil — profissionais que eram integrantes do Foto Cine Clube Bandeirante e começaram a explorar olhares diferentes até nos trabalhos publicitários que faziam.
Mesmo sendo um dos maiores nomes entre esses pioneiros, o German só lança o primeiro livro da carreira agora, aos 91 anos. Ele brinca: “É um pouco tarde para lançar o primeiro livro, mas é muito caro publicar um”.
Lorca explica que chegou a acertar com algumas editoras, mas não deu certo. Tinha a pretensão de receber incentivo da Lei Rouanet. “A São Paulo de German Lorca”, por fim, foi lançado pela Imprensa Oficial e Casa da Imagem.
“Eu já tinha uma série de fotos prontas e eles selecionaram as provas e escolheram as que deveriam entrar no livro”.
Essas fotos podem ser vistas também em exposição que leva o mesmo nome que o livro e fica em cartaz até o dia 28 de setembro, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo. A entrada é gratuita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário