A fotografia tem tomado conta de boa parte da vida das pessoas, principalmente mulheres. Para Ines Perkovic, também conhecida como December Sun, de 26 anos, não foi diferente. Moradora da Croácia, ela diz que gostaria muito de viajar por aí para fotografar novos estilos de vida, além de aprender a mexer bem no Photoshop e “aposentar” o GIMP de vez.
Suas fotografias relatam seu cotidiano e mostram as belas paisagens do seu país. Entre suas paixões estão: livros, Star Wars, Deus e cabelos vermelhos. Em entrevista ao Fotografe uma Ideia, ela conta desde suas experiências fotográficas até sua primeira câmera DSLR.
1 – Como a fotografia entrou na sua vida?
Ines Perkovic: Eu sempre me interessei por desenho e ilustração. Mas, 6 ou 7 anos atrás, eu percebi que tirar fotos era uma forma de arte pelo qual eu também me interessava. Então, eu descobri em um site chamado Flickr. As fotos postadas lá eram muito bonitas, e têm sido minha inspiração desde já. Minha câmera tinha cerca de 3MP e não fazia muita coisa. Porém, eu comecei a fazer fotos artísticas (ou pelo menos, eu pensava que era arte). Quando eu realizei o maior feito da minha vida na fotografia, na primavera de 2007, eu obtive minha primeira (e única) câmera DSLR. Uma Nikon D80, que eu uso até hoje.
2 – Você prefere a câmera digital ou a analógica?
Ines Perkovic: Bom, eu nunca fotografei em analógico. Quero dizer, eu tenho umas, mas foi muito antes de eu gostar de fotografia. É como nos dias em que todos nós éramos obrigados a fotografar em analógico, porque eram as únicas câmeras disponíveis antes da era digital. De qualquer forma, eu ADORARIA tentar fotografar em filme. É uma forma diferente de arte. Mas eu acho difícil usar no dia-a-dia, em fotos de casamento, por causa da falta de praticidade que elas oferecem. Nas câmeras digitais, você mesma pode manipulá-la, que é uma forma mais fácil e rápida.
3 – Você faz coleção de câmeras?
Ines Perkovic: Eu tenho somente uma câmera digital, que é a que eu uso. Mas eu tenho duas câmeras analógicas quebradas, que ainda vão ser consertadas. Tomara.
4 – Quais são seus fotógrafos preferidos?
Ines Perkovic: Meus fotógrafos preferidos são Cindy Loughridge, Siebe Warmoeskerken, Alice Gao e muito mais. Vocês podem ver vários outros no Flickr, ou pelo menos fotógrafos que são meus conhecidos na minha página (de favoritos).
5 – Quais são seus desejos fotográficos?
Ines Perkovic: Primeiro, eu gostaria de ter uma nova câmera, a D800 de preferência. Será um pulo muito grande da D80 para a D800. Eu também gostaria de viajar e documentar diferentes estilos de vida e culturas. Atualmente, gostaria de ir às ruas com mais freqüência e clicar bastante.
6 – Como você edita suas fotos? Você usa o Photoshop ou o Lightroom?
Ines Perkovic: Agora mesmo, eu edito no GIMP porque eu não sei como usar o Photoshop. Eu gostaria de aprender e usá-lo, no futuro.
7 – Como é o seu processo de criação?
Ines Perkovic: Primeiramente, ajusto o brilho e o contraste, aplico uma vinheta (mas não é necessária em toda vez) e finalizo com um “overlay” para dar um pouco de suavidade. Ou eu aplico um efeito “filme”, isso quando é no GIMP. Mas, quando eu uso o Photoshop, eu gosto de usar as actions e no Lightroom, os presets (para as minhas fotos no formato RAW).
8 – Que tipo de camera e lente você usa?
Ines Perkovic: Eu uso a Nikon D80 + lente Nikkor 50mm 1.4, 18-135mm DX lenses.
9 – Você prefere Nikon ou Canon?
Ines Perkovic: Eu prefiro a Nikon, mas eu filmei com a Canon e adorei.
10 – O que você acha de fotógrafos iniciantes? O trabalho deles são bons?
Ines Perkovic: Eu me lembro das minhas origens na fotografia e, quando olho para trás, vejo que os meus trabalhos não eram bons. Dos mais processados, até composições em HDR. Eu acho que existem fotógrafos iniciantes que começam incrivelmente bem. Mas, na maior parte, existe o mesmo padrão que eles fazem. A prática é a chave para a perfeição para qualquer profissional. Para obter isso, aprender que a luz e a composição são as principais coisas para se concentrar, tecnicamente.
11 – Como você aprendeu a fotografar? Você é uma autodidata ou você fez cursos e workshops?
Ines Perkovic: Eu sou uma fotógrafa autodidata. Nunca fiz curso e nem nada. Eu aprendi através dos meus próprios erros e admirando o trabalho de outras pessoas. E a internet é uma boa ferramenta para ganhar e procurar conhecimento.
12 – Você usa RAW ou JPEG?
Ines Perkovic: Quando eu trabalho no Photoshop, eu salvo em RAW porque eu gosto de fazer e aplicar diferentes predefinições no Camera Raw. Mas, quando eu edito no GIMP, eu uso o JPEG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário