sábado, 27 de agosto de 2011

Sonho real


Foto:Jonne Roriz
                             
                             Ainda é um mistério. Muito se discute sobre o real significado das imagens que passam por nossa mente durante o sono. Há quem não se lembre de quase nada. Outros acreditam enxergar com mais clareza nos sonhos. O fotógrafo Jonne Roriz sabe muito bem o que se passa em seu inconsciente e consegue levar tais imagens projetadas por sua mente adormecida para a lente de sua máquina. “Tenho várias idéias sonhando. Deixo um bloquinho do lado da cama, acordo de madrugada e escrevo, desenho o que estou pensando”, diz. Roriz garante que, em alguns casos, a imagem de seu devaneio noturno realmente virou fotografia. Unindo o sonho à realidade, Roriz construiu uma sólida carreira em fotojornalismo. Recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, atuou como freelancer em jornais, revistas, agências internacionais de notícias e é fotógrafo do jornal O Estado de S. Paulo há 10 anos.
Foto:Jonne Roriz

                             Jonne Roriz iniciou sua carreira ainda em Salvador, sua cidade natal. Com dois tios fotógrafos, e o apoio dos pais, cresceu em meio as imagens. Aos 15 anos, Roriz perdeu um de seus tios, de quem herdou o laboratório fotográfico. “Coloquei a fotografia no meu dia a dia”, lembra. Mas o primeiro contato com a câmera veio anos antes durante uma viagem de férias. Ainda sem muito jeito e sem noção alguma de como ficariam as fotos, voltou de viagem com belos registros que deram o start para a sua vocação. Buscou cursos na área e se esforçou para manter contato diário com fotografias. Até seu tempo livre era dedicado às imagens. “Trabalhava no jornal A Tarde de manhã, em uma agência à tarde, e à noite fazia frilas. Tinha pouca grana, e com o que tinha comprava todos os jornais de domingo e me nutria de imagens”, conta.
Foto:Jonne Roriz

                             Reconhecido pelo trabalho em esportes, na última década cobriu dois jogos Pan-Americanos, duas Copas do Mundo e dois Jogos Olímpicos, além de ter atuado em Grande Prêmio de Fórmula 1, mundiais de natação e atletismo. Mas, além do esporte, Roriz mostra facetas de um fotógrafo que gosta de desafios e não se restringe a temas. De política a coberturas de terremotos – Haiti e Chile -, passando pela temática agrícola, Roriz empresta seu olhar para contar uma história, sempre por meio da linguagem que domina. “Tudo que faço é baseado na fotografia. Estou sempre produzindo, pensando em algo fotográfico. Respiro fotografia, é meu dia a dia e não me incomodo, faço com prazer”, diz. E continua se aperfeiçoando. “Ainda estou aprendendo o que é uma boa fotografia jornalística”, completa Roriz. Assim, quem sabe um dia, pode conseguir fazer todas as fotos dos seus sonhos.
Foto:Jonne Roriz

Foto:Jonne Roriz


Nenhum comentário:

Postar um comentário